31 dezembro 2014

ATIVIDADE COM O JOGO “RACIOCINANDO LEGAL” PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

No dia 11 de dezembro de 2014 o bolsista Francisco Edgley Araújo apresentou na IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática/SEPMAT - UECE em Fortaleza - CE o trabalho intitulado "ATIVIDADE COM O JOGO “RACIOCINANDO LEGAL” PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS" em forma de pôster eletrônico.
Credenciamento na IV SEPMAT
O trabalho foi pensado e  planejado pelo bolsista Francisco Edgley sendo executado no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota em Sobral-CE, no periodo de 3 a 28 de Outubro de 2014 com alunos do 1º ano do ensino médio e tem como objetivo orientar os alunos de que na resolução de uma operação matemática, há casos em que tem-se mais de uma forma de resolução possível. Também buscou-se determinar os elementos que favorecem a aprendizagem matemática através do uso de jogos além de incentivar os discentes a raciocinarem para a busca de soluções. Enquanto que esta atividade contribui para uma formação mais ampla no futuro profissional do bolsista. 

A atividade aconteceu nas seguintes etapas: A primeira etapa foi uma introdução, onde fora explicado como iria se desenvolver o encontro e os conceitos que seriam abordados. Também, houve uma apresentação básica do jogo. A segunda etapa consistiu em explicar as regras básicas, especificamente as operações que poderiam ser utilizadas no decorrer do jogo. Na terceira etapa, com a realização de partidas, um contra um, eles iam adquirindo mais conhecimento do objetivo do jogo, sendo que varias operações foram utilizadas, a saber, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Alunos praticando matemática através de jogo

Alunas praticando matemática através de jogo

Durante o jogo foi notado o interesse e o entusiasmo dos alunos ao verem como esses conceitos podem ser compreendidos facilmente quando se usa outra metodologia. Como o trabalho se desenvolveu com alunos, à medida que iam crescendo o número de partidas, eles iam melhorando a habilidade de responder com mais rapidez e utilizando todas as operações fundamentais. Isso ajuda bastante o rápido raciocínio do aluno em sala de aula. Apesar do pouco tempo da atividade, os alunos se mostraram satisfeitos por terem participado.

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