29 setembro 2016

Projeto: "Sala de Aula Invertida: uma nova metodologia para o ensino”

A bolsista Jéssica Oliveira desenvolveu um projeto intitulado: “Sala de Aula Invertida: uma nova metodologia para o ensino” com alunos do turno da manhã da turma “E” do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, localizado em Sobral, Ceará. Essa atividade se deu em dois momentos no turno da manhã na referida escola.
Primeira oficina
A aplicação do projeto teve início no dia 20 de setembro de 2016 no auditório da escola, com duração de aproximadamente 40 minutos, com 9 alunos, o que representa 20% da turma do 3º ano “E”. Primeiramente, a bolsista explicou a definição de Flipped Classroom e toda metodologia que seria utilizada nas oficinas deste projeto.
Bolsista explicando o que é Sala de Aula Invertida
Fonte Fernando Araújo
Posteriormente, realizou-se a aplicação de um questionário diagnóstico sobre Funções Polinomiais de 1º e 2º Graus, como ferramenta para avaliar o nível de conhecimento prévio dos alunos em relação ao conteúdo proposto e assim, tecer algumas comparações e conclusões.
Por fim, os alunos forma instruídos a estudar em casa o conteúdo da oficina por meio de vídeos disponibilizados na plataforma do YouTube. Para melhor interação entre bolsista e alunos ou como ferramenta de comunicação caso alguma dúvida que pudesse ocorrer após momento da oficina, foi acordado criar um grupo no WhatsApp.
Onde foram repassados os link dos vídeos, no total eram 3, e a instrução repassada foi que os alunos assistissem seguindo esta ordem: Primeiro vídeo que tem como título “Diferença entre equações e funções” do canal Khan Academy em Português; o segundo e terceiro vídeo com o professor Glaúcio Pitanga, respectivamente com os seguintes nomes ”Funções Polinomiais de 1° Grau: Formação Algébrica” e “Funções Polinomiais de 2° Grau - Resumo para o ENEM: Matemática” do canal Descomplica.
Segunda oficina
O segundo encontro foi realizado no mesmo local com 8 dos 9 alunos da primeira oficina, com duração de 60 minutos, de início foi realizado um levantamento de quantos alunos assistiram quantos vídeos e quais problemas impediram o acesso.
Em seguida, os alunos puderam expor oralmente o que aprenderam com os vídeos, bem como suas dúvidas e dificuldades durante o estudo em casa, o que provocou uma discussão entre alunos e bolsista sobre alguns empecilhos da aprendizagem do conteúdo. No momento se fez necessário uma explanação do conteúdo na lousa, usando pincel para quadro branco, então, os alunos foram convidados a responder o nono exercício da lista depois se discutiu o item correto e o porquê dos demais serem incorretos.
Alunos resolvendo tarefa sobre funções polinomiais de 1º grau
Fonte: Iara Brito
A lista de atividades para fixação foi constituído por 10 questões envolvendo o conteúdo de funções polinomiais de 1º e 2º graus, essas atividades foram retiradas de edições passadas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares. Outro exercício resolvido foi a primeira questão da lista, como os alunos apresentaram muita dificuldade nesse item foi necessário fazer mais uma explicação sobre o conteúdo contemplado.
Bolsista explanando conteúdo na lousa para melhor compreensão dos alunos
Fonte: Iara Brito

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