27 dezembro 2014

A MATEMÁTICA NO CAMPO DE FUTEBOL

         No dia 30 de julho de 2014 foi aplicada na Escola Estadual Dom José Tupinambá da Frota a oficina "A matemática no campo de futebol", pelas bolsistas: Andressa Nobre, Maria de Lourdes e Marcela Teles.

Bolsista aplicando a oficina.

       A atividade teve como foco os alunos do 2º ano do ensino médio, sendo aplicada no turno da tarde com uma média de 10 alunos, objetivando utilizar o futebol, que é um esporte de muita aceitação para eles, como forma de aprendizagem, utilizando conceitos de geometria. Ao iniciar a oficina os alunos assistiram a um vídeo bem objetivo que fala sobre a presença e necessidade da matemática no campo de futebol, sendo que isso se deve à vários motivos, como, por exemplo, a importância dos números para a marcação de pontos, classificação as equipes, título e rebaixamento. Logo após, como eixo da oficina falou-se sobre a necessidade dos goleiros entenderem de ângulos, mais especificamente de bissetriz de um ângulo, pois toda vez que um jogador está para chutar a bola ao gol, ele está vendo a meta sob um ângulo (de trave a trave). Argumentou-se, então, através de exercícios, o conceito de bissetriz interna de um ângulo. Em seguida, para uma melhor fixação, os alunos participaram de dois desafios envolvendo o conteúdo trabalhado.

Alunos desenvolvendo as atividades.

    Notamos durante o encontro, a maioria dos alunos atentos e participativos, buscando compreender o assunto abordado, e tentando resolver os exercícios propostos. Com o tema futebol foi possível trabalhar assuntos, como, figuras geométricas e bissetrizes internas. A atividade foi satisfatória; embora tenhamos notado alguns alunos dispersos, outros nos surpreenderam e foram até a lousa resolver o último exercício. 


Aluno respondendo atividade na lousa.


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››