O plantão matemático foi
um projeto desenvolvido de 26 de agosto de 2014 até 26 de novembro de 2014,
pelos bolsistas: Andressa Nobre Lopes, Antônio Jonas Farias, Marcela
Teles da Silva, Francisco Edgley Araújo, Danilo Eduardo Barros e Antônia
Damasceno Alves, aplicados aos alunos do 1º ano do ensino médio do turno
manhã e tarde.
Os objetivos deste projeto
são: Ensino de matemática para os alunos com dificuldades na disciplina; Aumento
de 25 pontos percentuais proficiência dos alunos dos 1o anos; Trabalhar com alunos de 1º
ano do ensino médio os descritores ao qual possuem as maiores
dificuldades; Contato mais próximo com os alunos; Trabalhar com
estudantes a matemática de forma contextualizada, relacionando-a sempre que
possível com as demais disciplinas – geografia, física, etc.
Bolsista aplicando o plantão |
O
instituto Unibanco realiza nas escolas o projeto jovem de futuro, que tem como
metas elevar a proficiência dos alunos em três anos em 25 pontos percentuais,
além de reduzir em 40% o número de abandonos gerais e 50% o número de alunos
com proficiência muito crítico e crítico.
Para
alcançar a meta de elevar em 25 pontos percentuais na escala de proficiência
lança mão da tutoria que consiste em contratar através de edital acadêmicos do
curso de matemática para que esse possam trabalhar os alunos, fora de sala,
para que estes elevem sua proficiência, este projeto visou envolver os
pibidianos na mesma metodologia não havendo concorrência de projetos e sim uma
soma de forças para que o objetivo seja alcançado.
Alunos do 1° ano desenvolvendo atividades |
Os pibidianos assim como
os tutores planejaram com o supervisor quais assuntos deviam ser trabalhados e
foram revisar com os alunos de forma separada dos demais em outra sala que não
foi a sala de aula e com um número reduzido de alunos.
O
projeto foi realizado um dia na semana, nos dois turnos: manhã e tarde, o
público alvo foram os alunos do 1º ano do ensino médio. A retirada dos alunos
de sala de aula aconteceu no horário da aula.
O
projeto plantão matemática foi desenvolvido em uma sala com poucos alunos,
aproximadamente seis alunos para cada bolsista, para que os mesmos
compreendessem com bastante calma e atenção os assuntos estudados. Os assuntos
trabalhados foram predeterminados e baseados no planejamento do professor
regente.
Bolsista aplicando o plantão
Os alunos mostraram interesse em aprender e os bolsistas
adquiriram experiência em prática de ensino. No final, em soma foram trocas
informação e aprendizagem de ambas as partes. Como a prática era desenvolvida
por cinco bolsistas individualmente cada um com seis alunos, acreditamos que no
total atingimos um publico em média de 30 alunos.
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