30 dezembro 2014

PRÁTICA DOCENTE E AVALIAÇÕES EXTERNAS: EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DO PIBID/UVA

No dia 11 de dezembro de 2014 a bolsista Andressa Nobre apresentou na IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática/SEPMAT - UECE em Fortaleza - CE o trabalho intitulado "PRÁTICA DOCENTE E AVALIAÇÕES EXTERNAS: EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DO PIBID/UVA" em forma de pôster eletrônico. 


Bolsista apresentando trabalho na SEPMAT.

O trabalho que tem como autores: Andressa Nobre, Jonas Farias e Marcio Nascimento, é um relato da experiência vivenciada como bolsista do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) entre os meses de maio e outubro do ano de 2014, com turmas de 1º e 3º anos do ensino médio do Colégio Dom José Tupinambá da Frota, situado na cidade de Sobral, Ceará. Durante este período foram feitas observações em sala de aula e realizado o projeto Plantão Matemático. 



Bolsista observando a aula.
A realização do projeto “Plantão Matemático” deu-se a partir do segundo semestre de 2014 com cinco alunos que estão abaixo da media adequada, trabalhando exclusivamente os descritores do SPAECE. Com um número pequeno de alunos era possível avaliar melhor, aplicadas no 1º ano, semanalmente no tempo de duas aulas após o intervalo. Fora utilizado um conjunto de questões elaboradas tanto pelos bolsistas como por professores da escola. Nesse reforço foram trabalhadas as resoluções dessas questões sendo que em alguns momentos fora dado aos alunos um tempo para que eles mesmos tentassem a resolução, com a correção acontecendo logo em seguida.

Bolsista aplicando o "Plantão matemático".

Apresentar trabalho fora da nossa cidade é uma experiencia muito rica e importante para graduandos, além de mostrar um pouco como trabalhamos no PIBID. Que venham mais momentos como esse.


 

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››