Bolsista apresentando trabalho na SEPMAT. |
O trabalho que tem como autores: Andressa Nobre, Jonas Farias e Marcio Nascimento, é um relato da experiência vivenciada como bolsista do subprojeto de Matemática
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) entre os meses de maio e outubro do
ano de 2014, com turmas de 1º e 3º anos do ensino médio do Colégio Dom José
Tupinambá da Frota, situado na cidade de Sobral, Ceará. Durante este período
foram feitas observações em sala de aula e realizado o projeto Plantão
Matemático.
Bolsista observando a aula. |
A realização do projeto “Plantão Matemático” deu-se a partir do segundo semestre de 2014
com cinco alunos que estão abaixo da media adequada, trabalhando exclusivamente
os descritores do SPAECE. Com um número pequeno de alunos era possível avaliar
melhor, aplicadas no 1º ano, semanalmente no tempo de duas aulas após o
intervalo. Fora utilizado um conjunto de questões elaboradas tanto pelos
bolsistas como por professores da escola. Nesse reforço foram trabalhadas as resoluções dessas questões sendo
que em alguns momentos fora dado aos alunos um tempo para que eles mesmos
tentassem a resolução, com a correção acontecendo logo em seguida.
Bolsista aplicando o "Plantão matemático". |
Apresentar trabalho fora da nossa cidade é uma experiencia muito rica e importante para graduandos, além de mostrar um pouco como trabalhamos no PIBID. Que venham mais momentos como esse.
0 comentários: