No dia 06 de maio de 2014 no colégio estadual Dom
José Tupinambá da Frota foi comemorado o dia Nacional da Matemática. O objetivo
foi homenagear o aniversário de nascimento de Júlio César de Melo e Sousa, mais
conhecido como Malba Tahan e abordar um pouco da história da Matemática com os
estudantes.
A abordagem da História da Matemática foi feita por meio de exposição em vídeos com exibição de documentários sobre o professor Julio Cesar de Melo e Souza, o Malba Tahan e documentários sobre a História da Matemática com uma breve abordagem sobre os grandes matemáticos, suas biografias, suas contribuições para o desenvolvimento da disciplina, bem como seus adeptos. Abordou-se também as crises pelas quais a matemática passou durante sua longa história e algumas curiosidades matemáticas.
A atividade foi organizada pelos os Bolsistas do PIBID: Antônio Jonas Farias; Fábio Gomes de Lima; Andressa Nobre Lopes;
Joelma Alves Rodrigues; Maria de Lourdes Estevão da Silva.
Uma data importante para a difusão da disciplina,
para sua apresentação de forma interativa, desmistificadora e histórica, os
bolsistas do PIBID da universidade Estadual Vale Do Acaraú em homenagem ao dia da matemática, propuseram uma
discussão acerca da História da Matemática, que foi exposta.
A abordagem da História da Matemática foi feita por meio de exposição em vídeos com exibição de documentários sobre o professor Julio Cesar de Melo e Souza, o Malba Tahan e documentários sobre a História da Matemática com uma breve abordagem sobre os grandes matemáticos, suas biografias, suas contribuições para o desenvolvimento da disciplina, bem como seus adeptos. Abordou-se também as crises pelas quais a matemática passou durante sua longa história e algumas curiosidades matemáticas.
Participaram da atividade 40 alunos. A atividade chamou a atenção dos estudantes pelo fato de poder proporcionar algo diferente do cotidiano escolas, apesar de muitos estudantes não se interessarem pela a matemática, os resultados foram proveitosos, muitos discentes interessam-se pela sua abordagem histórica.
Comentários
Postar um comentário