26 abril 2015

IV Ciclo de Reflexões
No dia 23 de abril foi realizado o primeiro encontro do IV Ciclo de Reflexões, com o tema "Avaliação de professores: como desenvolver uma medida justa do desempenho desse profissional?", ministrada pelos bolsistas do Colégio Dom José Tupinambá da Frota, o momento aconteceu no bloco da Matemática, campos CIDAO.

Bolsistas e público debatendo o tema.
Os bolsistas conduziram o tema, despertando debates entre os envolvidos, os supervisores das escolas, Ribeiro Ramos, Sinhá Sabóia, Monsenhor Linhares  e Dom José tiveram participação ativa nas conversas geradas, passando assim experiências para os licenciandos que lá se encontravam. 

Bolsistas ministrando o Ciclo.
Foi uma experiência satisfatória e rica em aprendizagem para todos os envolvidos.

Bolsistas e supervisor do Colégio Dom José.




Entrevista
Atividade realizada para a oficina "Utilização de mídias eletrônicas/digitais como suporte ao trabalho do professor de Matemática", já falada no post "Oficina, parte 1". Ouça na integra a entrevista feita pelas bolsistas Andressa Nobre e Jessica Oliveira.

23 abril 2015

Aplicação do Projeto Interdisciplinar
No dia 22 de abril houve uma mesa-redonda e debate no auditório do Colégio Estadual Dom José da Frota, onde estavam presentes os bolsistas dos subprojetos(matemática, física, interdisciplinar e ciências sociais),supervisores, docentes da Instituição, representante institucional da AMMA (Agente Municipal de Meio Ambiente) e alunos do segundo ano. Na ocasião, foi apresentado o projeto:"Água nossa de cada dia", que tem como objetivo reutilizar a água de bebedouro e condicionadores de ar para regar uma horta.
Alunos do segundo ano do ensino médio
Primeiramente o professor idealizador apresentou o projeto a todos e os bolsistas abordaram seus objetivos específicos, no caso do subprojeto da matemática, foi apresentados dados sobre o monitoramento do reservatórios da nossa região.
Bolsista Jéssica participando da mesa-redonda
Em seguida o convidado ressaltou a necessidade do consumo consciente e, depois houve um momento com perguntas para a plateia.E para finalizar o projeto foi apresentado por etapas pelos alunos monitores da escola.
Bolsista direcionando perguntas à plateia
Bolsistas e alunos visitando tanque onde água é armazenada
Alunos visitando a horta



21 abril 2015

Oficina, parte I
No dia 16 de abril aconteceu o primeiro encontro da oficina com o tema: "Utilização de mídias eletrônicas/digitais como suporte ao trabalho do professor de Matemática" ministrada pelo Professor, Mestre e Coordenador de Área do subprojeto Matemática, Márcio Nascimento da Silva.
O encontro aconteceu no Laboratório de Informática da Matemática-LIMA, no bloco da Matemática, campos CIDAO.

Bolsistas na oficina.
Na ocasião o Professor Márcio abordou a "Cibercultura", e como traze-la para o cotidiano do professor. Falando sobre os Podcast (nome dado a um arquivo de áudio digital) os bolsistas fizeram um exercício, uma entrevista de áudio e aprenderam como edita-la. 


Bolsistas editando seus áudios.
No próximo post mostraremos um desses áudios já editado.

ESTUDANDO PROPORCIONALIDADE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DO ESCOAMENTO DE AREIA - 2ª parte 



No dia 07 de abril, os bolsistas Jonas Farias e Marcela Teles aplicaram a 2ª parte da atividade "ESTUDANDO PROPORCIONALIDADE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DO ESCOAMENTO DE AREIA" no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota no turno da manhã, com uma turma de 10 alunos do segundo ano do ensino médio.
 bolsista aplicando a atividade
Na segunda parte os bolsistas juntamente com os alunos separaram os materiais que foram usados, em seguida foi feito o experimento de escoamento de areia para verificar a proporcionalidade entre algumas grandezas.

bolsista explicando a atividade 



Inicialmente os alunos escolherão um tamanho de bocal fixo e variaram a quantidade de areia, para verificar o tempo de escoamento em cada variação. logo, fizeram o inverso: o tamanho dos bocais variaram para uma determinada quantidade de areia. Novamente, o tempo de escoamento foi medido. Com isso, eles evidenciarão dois fatos: quanto maior a quantidade de areia, maior é o tempo de escoamento; quanto maior a área do bocal, menor é o tempo de escoamento.


 alunos na aplicação da atividade
Em seguida foi formulado o seguinte problema para os alunos: dados 2 litros de areia, quais devem ser as quantidades Q1 e Q2, ressaltando que Q1+Q2=2l, a serem distribuídas em dois funis de raio r1 e r2, respectivamente?

EMAF
No dia 09 de abril aconteceu o I Encontro de Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC, na cidade de Quixadá-CE. Dezesseis dos alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA participaram do evento.

Bolsistas do subprojeto Matemática que participaram do evento.
Dentre esses, três bolsistas do subprojeto Matemática que atuam no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota apresentaram trabalhos orais.

Bolsistas do Colégio Dom José Tupinambá da Frota.

Bolsista Andressa Nobre apresentando trabalho.


‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››