18 setembro 2015

Oficina: "TRIGONOMETRIA: MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS"

Nos dias 28 de agosto, 09 e 16 de setembro os Bolsistas Lourenço Carneiro e Marcela Teles do Subprojeto de Matemática do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) aplicaram a continuação da  oficina "TRIGONOMETRIA: MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS" no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota pelo o turno da manhã. Participaram 9 (nove) alunos do 1º ano B do ensino médio. No segundo encontro os alunos participantes foram divididos em dois grupos para confeccionarem os teodolitos. 
 Marcela Teles

Marcela Teles 
Lourenço Carneiro
 Lourenço Carneiro 

Lourenço Cordeiro
No terceiro encontro os alunos saíram da escola e colocaram em prática os conhecimentos absorvidos, fazendo as medições do monumento, cada grupo teve a ajuda de um bolsista que ficou responsável por aquela equipe.
 Marcela Teles


 Marcela Teles

Para fazer as medições foi necessário teodolito, fita métrica, calculadora cientifica, lápis e caderno que foram anotados as medições.
 Iara Tudes 

 Iara Tudes 
Com a ajuda da fita métrica medimos a distancia do teodolito até o prédio, descobrindo o ângulo através do uso do teodolito.  
No quarto encontro os bolsistas explicaram um exemplo para os alunos, logo com as medições em mãos, os mesmo fizeram os cálculos necessários e apresentaram para os demais alunos, assim os bolsistas disseram se estava certo ou errado e encerraram
 Marcela Teles

 Marcela Teles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário