28 novembro 2015

USO DA MATEMÁTICA NA MUSICA


Na manhã do dia 11 de novembro os Bolsistas Germano Raran, Marcela Teles, Lourenço Cordeiro e Jessica Oliveira, do PIBID/Uva, deram início a aplicação da Oficina "uso da matemática na música ". Esta consiste em trabalhar na construção do monocórdio, com a divisão exata nas escalas os sons saiam agradáveis mas se os sons produzidos tocando em outras marcas resultavam em dissonâncias, ou seja, sons não tão agradáveis como os anteriores, dividir as escalas foi de uma forma harmônica e suave, um assunto sobre Pitágoras como ele fez a experiência de dividir a corda do monocórdio e ver a variação de sons, os bolsistas fizeram uma breve revisão do conteúdo com vídeos. 


Foto: Marcela Teles

Foto: Marcelas teles
A turma atingida foi o 1 ano "B". Para mostrar a eles como a matemática esta, presentes em todos os lugares até na música.
Foto: Germano Raran
Foto: Germano Raran
Foto: Germano Raran

Os alunos gostaram da atividade e se envolveram bastante, mostrando ter curiosidade, interesse com o monocórdio, do ponto de vista matemático, observa-se que a força de cada harmônico contribuirá para a construção da forma da vibração periódica que se relaciona com o timbre do som.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››