No dia 14 de janeiro de 2016, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do PIBID/ UVA, Germano Raran, Iara Brito, Jéssica Oliveira e Lourenço Cordeiro participaram do planejamento da escola parceira do programa, Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota.
Bolsistas e professores no auditório da escola Foto: Fernando Araújo |
Bolsistas do Subprojeto de Matemática - PIBID/UVA Foto: Germano Raran |
Bolsistas do Subprojeto de Matemática - PIBID/UVA Foto: Lourenço Cordeiro |
O momento se iniciou com a coordenadora Socorro Vasconcelos com o seguinte texto reflexivo:
A avaliação da aprendizagem como um ponto de convergência em três tempo -
A avaliação da aprendizagem como um ponto de convergência em três tempo -
um olhar no passado (somativa)
um olhar no presente ( monitoramento)
um olhar no futuro (formativa)
Estimado Professor
Quero aprender... me avalie por favor. E faça-o com rigor, mas , sobretudo, faça com honestidade e, se possível, faça-o contando comigo.
Quero comprovar que me aproprio dos conhecimentos estudados provenientes de suas provocações, que estou compreendendo as ideias que expõe e que eu devo assimilar, que estou entendendo o texto que devo analisar, o prolema que devo resolver, que enfrento apropriadamente a pergunta à qual devo dar uma resposta, que compreendo o fato histórico que explica os acontecimentos mais destacados de nossa história recente, que sou capaz de interpretar adequadamente um texto, que estou no caminho certo para enfrentar as situações em que devo colocar à prova meus argumentos, minhas ideias, meus conhecimentos,que estou capacitado para defender minhas ideia.
Me avalie, por favor, porque necessito de sua ajuda, sua orientação, sua análise, sua crítica.
Me avalie, professor, porque necessito seguir aprendendo e porque necessito comprovar que estou bem preparado para enfrentar situações que não conheço, contextos sociais, culturais científicos complexos, problemas realmente difíceis.
Me avalie, professor, porque não quero cometer erros injustificáveis.
Me avalie, professor quero sair de meu não saber, de minha ignorância, da pobre imagem que tenho de mim mesmo.
Me avalie, professor, porque eu também quero ser professor dos outros nessa tarefa de aprender, de poder compartilhar e desfrutar os progressos da ciência e da cultura, que nos identifiquem como seres de relação.
Me avalie, professor, porque ao fazê-lo o senhor garante minha aprendizagem, porque a avaliação de fato é aprendizagem.
Me avalie, professor, porque ao fazê-la nós dois podemos crescer juntos.
E não se preocupe muito pela nota, pela pontuação: ninguém melhor que eu conheço o quanto e ninguém melhor que eu sabe o quanto ignoro.
E provavelmente o senhor não saiba - embora saiba, porque de professor foi aluno - que grande habilidade para ocultar diante "dos outros" a minha ignorância, para dissimular o que sei ou que aprender sem ter ideia, obrigou-me a desenvolver e exercitar esse sistema que hoje me examina, mas que não me avalia, que hoje me qualifica, mas não valoriza o meu trabalho nem meu esforço, nem a consciência, nem a qualidade do que aprendo. É muito fácil aparentar e simular saber, atrás do muro da ignorância.
Por tudo isso, estimado professor, eu lhe peço, desesperado, mas amavelmente: me avalie professor!
Somente assim, nos saberemos com certeza, e sobretudo com honestidade, o quanto o senhor sabe pela ajuda que me presta e o quanto eu estou aprendendo. Esta será a marca que deixará em mim, seu trabalho e sua dedicação, e esse será o motivo de meu agradecimento eterno.
Por Juan Manuel Álvarez Méndez ( Universidade Complutense de Madrid). Adaptação: R.N de Menezes
Leitura do texto reflexivo Foto: Fernando Araújo |
Logo em seguida o diretor Fernando Araújo falou como se deu o processo de lotação dos professores.
Depois a coordenadora do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) da CREDE,Joelma Paula deu sequência falando sobre o projeto, enfatizando a importância do mesmo. Durante sua apresentação, todos refletiram sobre uma frase de Horace Mann, "Um professor que tenta ensinar, sem inspirar o aluno com o desejo de aprender, está martelando em ferro frio".
Coordenadora Joelma Paula Foto: Germano Raran |
Também houve um estudo do regime escolar com a coordenadora Adelly Cristina, onde se destacou os "direitos e deveres de alunos e professores".
Coordenadora Adelly Cristina Foto: Germano Raran |
Já na parte da tarde, o supervisor e diretor Fernando Araújo mostrou dados de 2015 com relação a taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos.
Diretor Fernando Araújo Foto: Germano Raran |
Em seguida as coordenadora Socorro Vasconcelos e Adelly Cristina fizeram juntamente com os professores uma avaliação das atividades realizadas para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú), bem como sugestões para melhorar os resultados dos alunos nessa provas.
Na oportunidade os bolsistas presentes dos subprojetos de matemática, física e interdisciplinar se apresentaram bem como as atividades que desenvolvem na escola.
Bolsistas do subprojeto da física Foto: Germano Raran |
Então, se deu início a uma discussão da "cartilha docente - recomendações".
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