28 fevereiro 2016

Na quinta-feira, 18 de fevereiro, ocorreu o primeiro encontro do I OPMAT (Oficina Pedagógica de Matemática) que tem como objetivo a construção de materiais para as aulas de matemática.



O primeiro encontro foi organizado pelos bolsistas do subprojeto de matemática PIBID/UVA, da escola Doutor João Ribeiro Ramos, que apresentaram o MASTERMIND, um jogo que pode ser usado para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, podendo ser apresentado no decorrer das aulas como conteúdo de análise combinatória.
O MASTERMIND é jogado por duas pessoas, onde uma delas pensa em uma senha em cores, em seguida, anota em um papel e o outro jogador tentará adivinhar qual a senha. Nos quadros que ficam ao lado, o jogador que criou a senha deverá colocar a cor branca correspondendo a cor que o adversário acertou e a cor preta quando a cor usada pelo adversário tiver sido usada em sua senha, mas está na ordem errada e não colocar cor nenhuma quando a cor usada pelo adversário não tiver em sua senha.
Depois, os jogadores trocam a posição, o que estava tentando conseguir adivinhar a senha é quem vai elaborá-la e o jogador que conseguir em menos tentativas será o vencedor da competição.

O número de cores para compor a senha pode variar de acordo com o nível de acordo com a série que está sendo cursada pelos estudantes.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››