27 abril 2016

Aplicação da oficina "Fatorando".

Nos dias 15 e 20 de abril de 2016 os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes na E.E.M. Dom José Tupinambá da Frota em Sobral - CE, aplicaram uma oficina intitulada "Fatorando".
O momento ocorreu com alunos do 1º ano E, no qual revisaram com os bolsistas os critérios de divisibilidade para então começar o jogo Fatorando.
Como o próprio nome já insinua, este é um jogo de fatoração, no qual há um tabuleiro com casas ligadas por três retas cada.


O jogo acontece com 2 participantes por vez, cada um retira uma carta com um número, inicialmente de nível fácil. O objetivo do jogo é fatorar o número até o fim, quem conseguir primeiro é o ganhador. Eles decidem quem começa e joga o dado, o número que sair no dado é o número de casas que o jogador poderá avançar seguindo sempre o sentido das retas. Em cada casa do tabuleiro há um número que o jogador deverá verificar se é dividendo do número retirado inicialmente usando os critérios de divisibilidade. 
Se a divisão for exata, então foi-se um passo da fatoração, o participante joga novamente, mas dessa vez deverá encontrar o número que seja dividendo pelo resultado obtido a partir da fatoração.


Quando o jogador encontra o número que permita a fatoração este número é retirado do tabuleiro e ele joga novamente, quando não encontra ele vira o número novamente e passa a vez para o oponente.

O jogo foi muito aprovado pelos alunos que se saíam bem nas divisões, quando geralmente eles encontram muita dificuldade para realizá-la.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››