05 outubro 2016

Triângulo de Pascal no Tabuleiro de Damas

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2016, foi aplicado a oficina intitulada " triângulo de pascal no tabuleiro de damas" eu bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuante na E.E.M. Dom José Tupinambá da Frota em Sobral - CE. Apliquei oficina onde buscava o raciocínio logico dos alunos para alcançar o objetivo. 
Foto: Germano Raran


Foto: Germano Raran

Experiência do ganhar e do perder permite que o desenvolvimento dos alunos tenha tais qualidades como:  concentração, diversão, paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança, e, principalmente, a sublimação da agressividade. O jogo de damas, ensinado metodicamente, constitui um sistema de estimulação intelectual. O aluno adquire através da aprendizagem e prática deste jogo, um método de raciocínio, de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos. O jogo de damas foi utilizado para que o aluno visse o quanto de matemática ele poderia utilizar jogando, o objetivo era fazer com que o aluno saísse de um determinado ponto “x” até outro ponto “y” com a ideia de montar o triângulo de pascal mas além de montar o triangulo de pascal procurei mostrar ao aluno como visão de um jogador para que aquilo iria servi em uma partida, vemos que ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribui para o desenvolvimento de certas capacidades psíquicas e até físicas e a introdução do jogo de damas no ensino destes alunos é um elemento ideal para cultivar o pensar.

Foto: Lourenço Cordeiro

Foto: Professor
Ajudar os alunos a desenvolver a aprendizagem de maneira mais fácil e eficiente; raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo; exemplo vemos que se uma determinada peça está em (E, 1) com o objetivo de chegar em (D, 8) temos um labirinto de caminhos para traçar o objetivo, percebemos que se chegarmos em (E, 5) vamos ter o número 6 seguindo a ordem do triângulo de pascal no tabuleiro, os alunos chegaram no ponto principal onde foi questionar o porquê, por que aquilo ocorria. E mim indagaram, mas porque seis? E sempre vai estar lá? A resposta é sim, se seguirmos o raciocínio do exemplo vai seis caminhos diferentes, seis probabilidades diferentes a seguir onde o real interesse era fazer com o que os alunos encontrassem os caminhos para comprovar que existiam somente estes e nenhum a mais, parece ser bem simples mais cada vez que ele andava uma casa a quantidade de caminhos aumentava sendo que a dificuldade para os alunos também eles começavam se perder com tantas probabilidades, repetir caminho por isso cada um deles começou a anotar os caminhos traçados.  Notamos que o aluno tem que organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamente situações futuras próximas; prever as prováveis consequências de atos próprios e alheios e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas. O ensino deve estruturar-se em experiências significativas que envolvam a forma integrada do pensar. O processo de ensino aprendizagem será desenvolvido a partir de experiências e do conhecimento prévio do aluno para chegar à sistematização do conhecimento.


Foto:Professor

Foto: Professor
 O jogo mostrou que os alunos na situação de grupo testam o conhecimento, o equilíbrio emocional, interage, socializa, fazendo com que ele aprenda e também trabalhe inúmeras habilidades aqui antes mencionadas. Na vida o jogo é importante e o jovem gosta de jogar, isto é evidente, mas jogar na escola é muito melhor, possibilita o envolvimento de um maior número de jovens, dando oportunidade a todos vivenciar situações diversas de jogo e parceiros. Os alunos apresentaram autoestima mais elevada, se tornam mais calmos, motivados, com uma maior concentração e mais receptividade para os conteúdos a serem aprendidos.


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