Nos dias 27 e 28 de setembro de 2016, foi aplicado
a oficina intitulada " triângulo de pascal no tabuleiro de
damas" eu bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuante na
E.E.M. Dom José Tupinambá da Frota em Sobral - CE. Apliquei oficina onde
buscava o raciocínio logico dos alunos para alcançar o objetivo.
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Foto: Germano Raran |
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Foto: Germano Raran |
Experiência do ganhar e do perder permite que o
desenvolvimento dos alunos tenha tais qualidades como: concentração, diversão, paciência, modéstia,
prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança, e, principalmente, a
sublimação da agressividade. O jogo de damas, ensinado metodicamente, constitui
um sistema de estimulação intelectual. O aluno adquire através da aprendizagem
e prática deste jogo, um método de raciocínio, de organização das relações
abstratas e dos elementos simbólicos. O jogo de damas foi utilizado para que o
aluno visse o quanto de matemática ele poderia utilizar jogando, o objetivo era
fazer com que o aluno saísse de um determinado ponto “x” até outro ponto “y” com
a ideia de montar o triângulo de pascal mas além de montar o triangulo de
pascal procurei mostrar ao aluno como visão de um jogador para que aquilo iria
servi em uma partida, vemos que ensinando o manejo de numerosos mecanismos
lógicos e contribui para o desenvolvimento de certas capacidades psíquicas e
até físicas e a introdução do jogo de damas no ensino destes alunos é um
elemento ideal para cultivar o pensar.
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Foto: Lourenço Cordeiro |
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Foto: Professor |
Ajudar os alunos a desenvolver a aprendizagem
de maneira mais fácil e eficiente; raciocinar na busca dos meios adequados para
alcançar um objetivo; exemplo vemos que se uma determinada peça está em (E, 1) com
o objetivo de chegar em (D, 8) temos um labirinto de caminhos para traçar o
objetivo, percebemos que se chegarmos em (E, 5) vamos ter o número 6 seguindo a
ordem do triângulo de pascal no tabuleiro, os alunos chegaram no ponto
principal onde foi questionar o porquê, por que aquilo ocorria. E mim indagaram,
mas porque seis? E sempre vai estar lá? A resposta é sim, se seguirmos o raciocínio
do exemplo vai seis caminhos diferentes, seis probabilidades diferentes a
seguir onde o real interesse era fazer com o que os alunos encontrassem os
caminhos para comprovar que existiam somente estes e nenhum a mais, parece ser
bem simples mais cada vez que ele andava uma casa a quantidade de caminhos aumentava
sendo que a dificuldade para os alunos também eles começavam se perder com
tantas probabilidades, repetir caminho por isso cada um deles começou a anotar
os caminhos traçados. Notamos que o
aluno tem que organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
imaginar concretamente situações futuras próximas; prever as prováveis
consequências de atos próprios e alheios e tomar decisões vinculadas à
resolução de problemas. O ensino deve estruturar-se em experiências
significativas que envolvam a forma integrada do pensar. O processo de ensino
aprendizagem será desenvolvido a partir de experiências e do conhecimento
prévio do aluno para chegar à sistematização do conhecimento.
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Foto:Professor |
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Foto: Professor
O jogo mostrou que os alunos na situação de grupo testam o
conhecimento, o equilíbrio emocional, interage, socializa, fazendo com que ele
aprenda e também trabalhe inúmeras habilidades aqui antes mencionadas. Na vida
o jogo é importante e o jovem gosta de jogar, isto é evidente, mas jogar na
escola é muito melhor, possibilita o envolvimento de um maior número de jovens,
dando oportunidade a todos vivenciar situações diversas de jogo e parceiros. Os
alunos apresentaram autoestima mais elevada, se tornam mais calmos, motivados,
com uma maior concentração e mais receptividade para os conteúdos a serem
aprendidos.
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