30 maio 2017

Oficina: Jogo Corrida ao 10
Nas manhãs do dia 02 e 30 de Maio de 2017, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram a aplicação da Oficina sobre o jogo nomeado Corrida ao 10.

Foto: Bruna Rodrigues
Joga-se da seguinte forma: 
Dois jogadores deverão pegar uma folha qualquer e desenhar uma pequena tabela com duas colunas, e no início de cada coluna deverão colocar os seus respectivos nomes. Feito isso, deverão decidir quem será o primeiro a iniciar, pode ser por par-ou-ímpar ou por outra forma. O primeiro jogador escreve o número 1 ou 2 do seu lado da tabela. O segundo deve pegar o número anterior, somar mentalmente 1 ou 2 a ele e escrever o resultado na sua parte da tabela, e assim segue, sempre somando 1 ou 2 ao anterior e escrevendo em sua coluna até a soma chegar ao dez. Ganha aquele que conseguir escrever o número dez primeiro."

Foto: Bruna Rodrigues
Como o jogo foi desenvolvido com rapidez pelos alunos, os bolsistas aplicaram também a corrida ao número 30 e o inverso, ou seja, iniciando o jogo do 30, subtrair de 1 ou 2 até chegar ao 0. Lembrando que cada adversário das duplas teriam que fazer jogadas diversificadas.

Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
A realização foi satisfatória. Pôde ser notável a participação dos alunos, pois demonstraram destreza na realização de todas as etapas do jogo.

26 maio 2017

Oficina Teorema de Pitágoras
Foto:Bruna Rodrigues

Na manhã do dia 25 de maio de 2017,bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID) do subprojeto de matemática da Universidade Vale do Acaraú (UVA), realizaram aplicação da oficina sobre o teorema de Pitágoras.


Foto:Bruna Rodrigues
A oficina consiste em descobrir a distância dos segmentos de um triângulo retângulo através do teorema de Pitágoras e incentivar os alunos do estadual a compreender o teorema .Logo então fizemos duas equipes de quatro e explicamos uma breve história sobre  o teorema de Pitágoras e aplicamos alguns exercícios e em seguida fizemos a correção, depois disso cada bolsista levou uma equipe pra quadra pra medir a distância de cada seguimento da base da quadra com uma fita métrica e pedimos pra eles descobrirem a diagonal utilizando o teorema de Pitágoras, a equipe que chegasse a um a distância aproximada da diagonal iria vencer.


Foto:Bruna Rodrigues
 Com essa aplicação desse jogo foi possível ver que eles compreenderam como se mede a distância de um segmento e utilizar o teorema de Pitágoras.Portanto essa oficina consiste em levar os alunos a se sentirem motivados pra descobrir as distâncias dos segmentos,  porque além de ser utilizado como conteúdo de sala de aula, também pode ser aplicado no cotidiano.

Foto:Bruna Rodrigues

24 maio 2017

Minicurso "Geogebra e Resolução de Problemas Olímpicos"
Na tarde do dia 18 de Maio de 2017, Bolsistas do Subprojeto de Matemática do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participaram do Minicurso "Geogebra e Resolução de Problemas Olímpicos" ministrado pelo professor Wedson Noronha.

Pôde-se na ocasião, resolver problemas olímpicos - tais como questões que são disponíveis na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), entre outros - utilizando o Geogebra.
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foi uma tarde agradável, visto que todos tiveram a oportunidade de aprender e conhecer mais um método de ensino de Matemática através de tecnologias digitais.

Foto: Abdoral Gomes

12 maio 2017

Dia Nacional da Matemática - I Copa Pitágoras



Aconteceu no dia 05 de Maio de 2017 a comemoração do Dia Nacional da Matemática. Os bolsistas atuantes na escola Dom José Tupinambá da Frota realizaram a I Copa Pitágoras com alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio do turno da manhã.

Foto: Mailane Silva
Foto: Edson Sousa
A Copa é uma competição onde os alunos teriam que resolver questões que envolvesse o Teorema de Pitágoras. Tem por objetivo estimular a competição e aperfeiçoar os conhecimentos referentes ao Teorema. Foi desenvolvida com duas turmas de 12 alunos divididos em dois grupos com 6 pessoas cada e em três fases.

Foto: Edson Sousa

Foto: Edson Sousa

Na primeira fase, cada aluno recebeu uma ficha contendo uma questão contextualizada, na qual todos da equipe poderiam se ajudar, mas os quatro primeiros de cada grupo que solucionassem corretamente a questão passariam para a segunda fase, foi delimitado um tempo de 5 minutos para resolução da questão. A segunda fase segue os mesmos critérios da primeira fase, embora o tempo limite para resolução foi de 8 minutos, dos oito competidores dois passariam para terceira e ultima fase. Na terceira fase, os dois competidores solucionaram a questão proposta no quadro para os demais durante 10 minutos, o primeiro a solucionar corretamente foi o campeão.

Foto: Edson Sousa

Foto: Edson Sousa


Foto: Edson Sousa
Com a realização da I Copa Pitágoras foi possível observar o empenho dos alunos na resolução das questões e a competitividade e a união entre os mesmos, além de desenvolver uma melhor a aprendizagem deste conteúdo no ensino médio.

Oficina Encruzilhada Operacional
Nos dias 19 e 26 de abril de 2017 no turno vespertino, foi aplicada a oficina “Encruzilhada Operacional” pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes na escola Dom José tupinambá da Frota.

Foto: Jéssica Oliveira

A oficina consiste em trabalhar as operações matemáticas e estimular o espírito competitivo entre os alunos, foi aplicada com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Essa atividade foi trabalhada com quatro alunos, utilizando um tabuleiro, dados de quatro faces e tarjetas com sentenças matemáticas. Cada participante lança o dado, o número sorteado corresponde a uma cor da sua trilha, o último a lançar o dado sorteará a cor do jogador que irá resolver a primeira sentença matemática, este acertando a expressão avança uma casa da sua trilha, se errar volta uma casa. A cada rodada será sorteada cor e uma expressão a ser resolvida, e assim sucessivamente, o jogo termina quando um dos participantes concluir sua trilha e chegar à encruzilhada.
Foto: Mailane Silva

Foto: Mailane Silva
Com essa aplicação foi possível melhorar a compreensão acerca das operações matemáticas que foram trabalhadas por meio dos jogos, auxiliando na identificação das possíveis utilizações dessas operações tanto em ambiente escolar quanto em seu cotidiano.
+ Matemática
Nas tardes de quarta feira, acontecem as aplicações do projeto "+ Matemática" desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual Vale do Acaraú atuantes na Escola Dom José Tupinambá da Frota.

Foto: Mailane Silva


O projeto é desenvolvido com alunos do 1º ano da manhã e “consiste em auxiliar os alunos em suas dificuldades relacionadas à Matemática com aulas, exercícios, avaliações e jogos. Cada etapa do projeto durará em torno de 3 meses, esta primeira etapa tem como assunto principal as quatro Operações básicas - Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

Antes de cada etapa será realizada a aplicação de um questionário avaliativo para saber quais obstáculos os alunos encontram. Para esta primeira, o questionário foi realizado em forma de questões com contas sobre as operações básicas com o intuito de saber o nível de dificuldades encontradas pelos alunos e quais as operações em maiores dificuldades." (Bruna Rodrigues, Blog Subprojeto de Matemática do PIBID/UVA - Dom José Tupinambá da Frota)


Foto: Mailane Silva

Para o mês de abril, foram abordados os assuntos de adição e subtração através de apostola produzida pelos bolsistas. No primeiro encontro, foi realizada inicialmente a apresentação do projeto aos alunos e em seguida inicio-se o estudo das duas operações básicas acima citadas.

Para o segundo encontro foi dado continuidade ao assunto estudado com aplicação de uma breve revisão do que havia sido visto no encontro passado seguido de exercícios de fixação.

05 maio 2017

Oficina: Jogo Trilhas do Inteiros
Nas manhãs do dia 25 de Abril e 02 de Maio de 2017, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram a aplicação da Oficina sobre o jogo nomeado Trilha dos Números Inteiros. O jogo consiste em estimular o conhecimento sobre as 4 operações básicas e conceitos da matemática. Ele é composto por 1 tabuleiro, 1 dado, 2 marcadores, cartões de 3 cores diferentes e é recomendável que por cada tabuleiro sejam jogados por 4 alunos, formando 2 duplas.

Tabuleiro do Jogo Trilha dos Inteiros. Foto: Bruna Rodrigues.
De início, fica a critério dos alunos escolher qual dupla começa a jogar e qual marcador escolher. Após a escolha feita, a dupla joga o dado e de acordo com a numeração que o dado mostrar, será a quantidade de casas que ela irá mover o seu marcador no tabuleiro. Cada casa do tabuleiro é representada por uma cor e cada cor é relacionada a uma carta. Por exemplo, se ao jogar o dado sair o número 5, o aluno teve que andar 5 casas com o seu marcador e a casa em que parou foi branca, então ele teve que responder a questão da carta em que correspondia a cor branca.

Alunos do 1° ano resolvendo questões do jogo. Foto: Bruna Rodrigues.

Alunos do 2° ano resolvendo questões do jogo. Foto: Bruna Rodrigues.

Alunos do 2° ano resolvendo questões do jogo. Foto: Bruna Rodrigues.
A aplicação aconteceu com alunos do 1° e 2° anos e obtiveram-se resultados satisfatórios. O empenho dos alunos e a competitividade foi bastante notável, fazendo com que tornasse a atividade proveitosa.

04 maio 2017

+ Matemática
Nas Terças pela manhã, na Escola Dom José Tupinambá da Frota, acontecem as aplicações do Projeto intitulado "+Matemática", ministrado por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Iniciação a Docência) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com alunos de 1° ano do turno vespertino.
O Projeto consiste em auxiliar os alunos em suas dificuldades relacionadas a Matemática com aulas, exercícios, avaliações e jogos. Cada etapa do projeto durará em torno de 3 meses, esta primeira etapa tem como assunto principal as quatro Operações básicas - Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

Antes de cada etapa será realizada a aplicação de um questionário avaliativo para saber quais obstáculos os alunos encontram. Para esta primeira, o questionário foi realizado em forma de questões com contas sobre as operações básicas com o intuito de saber o nível de dificuldades encontradas pelos alunos e quais as operações em maiores dificuldades.

As aulas desse mês foram sobre adição e Subtração. No primeiro dia foi realizada a apresentação do projeto e dos seus respectivos aplicadores. Deu-se início com desafios e curiosidades que envolviam as operações a serem utilizadas no decorrer do mês, como forma de estímulo ao aprendizado dos alunos. Logo em seguida, começo-se a introdução a adição, suas propriedades e resolução de exemplos com questões contextualizadas.

Primeiro dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.




No segundo dia, foi revisado o conteúdo da aula anterior e dado início a introdução de subtração, com resolução de exemplos de questões contextualizadas, seguidas no fim da aula, pela aplicação de uma lista de exercícios sobre a Adição e Subtração.

Segundo dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.





Segundo dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.




A correção dos exercícios foi realizada no terceiro dia, onde os alunos participaram e puderam demonstrar ainda mais interesse.

Terceiro dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.





O material utilizado no decorrer do mês foi uma apostila produzida pelos bolsistas atuantes da escola e encontra-se disponível no link: TD +Matemática

02 maio 2017

Formação Específica: Planos de Aula.
Na tarde do dia 16 de Março de 2017, Bolsistas do Subprojeto de Matemática do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participaram de mais uma Formação Específica, desta vez com o seguinte tema: Planos de Aula, ministrada pela Professora Alessandra Marins.

No decorrer da formação a Professora expôs métodos de como elaborar um Plano de Aula assim como o seu próprio método de plano de seu uso e as importâncias que esta ação têm em relação a docência. Ao fim, os Bolsistas puderam utilizar de atividades reais a serem aplicadas nas Escolas parceiras do Programa para produzirem os seus próprios planos.

Fonte: Google

‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››