12 maio 2017

Oficina Encruzilhada Operacional

Nos dias 19 e 26 de abril de 2017 no turno vespertino, foi aplicada a oficina “Encruzilhada Operacional” pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes na escola Dom José tupinambá da Frota.

Foto: Jéssica Oliveira

A oficina consiste em trabalhar as operações matemáticas e estimular o espírito competitivo entre os alunos, foi aplicada com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Essa atividade foi trabalhada com quatro alunos, utilizando um tabuleiro, dados de quatro faces e tarjetas com sentenças matemáticas. Cada participante lança o dado, o número sorteado corresponde a uma cor da sua trilha, o último a lançar o dado sorteará a cor do jogador que irá resolver a primeira sentença matemática, este acertando a expressão avança uma casa da sua trilha, se errar volta uma casa. A cada rodada será sorteada cor e uma expressão a ser resolvida, e assim sucessivamente, o jogo termina quando um dos participantes concluir sua trilha e chegar à encruzilhada.
Foto: Mailane Silva

Foto: Mailane Silva
Com essa aplicação foi possível melhorar a compreensão acerca das operações matemáticas que foram trabalhadas por meio dos jogos, auxiliando na identificação das possíveis utilizações dessas operações tanto em ambiente escolar quanto em seu cotidiano.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››