30 julho 2017

Gincana Meio Ambiente em Formas

Esta atividade foi realizada no dia 26 de Junho de 2017, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e atuantes no Colégio Dom José Tupinambá da Frota, localizada em Sobral - Ce. Nela tiveram como objetivos alinhar a Matemática, em específico a Geometria Espacial, ao Meio Ambiente.

Aconteceu da seguinte forma:
De início, ocorreu um momento de conscientização em sala de aula sobre o meio ambiente, assim como a explicação da presença da Matemática em situações que o envolvam. A atividade foi desenvolvida em forma de gincana, a qual teve como público alvo um grupo de 10 alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola, divididos em duas equipes aleatoriamente. Ao término do primeiro momento deu-se início a explicação das regras da gincana, que teve como objetivo recolher todos os envelopes que foram dispostos previamente em pontos estratégicos da escola; Cada envelope continha uma carta com a dica do próximo local, uma charada com uma característica sobre o sólido geométrico a ser descoberto e um texto de conscientização referente ao local onde o envelope se encontra.
Foto: Hynara Lyvia Ferreira
Foto: Mailane Viera
Foto:Bruna Rodrigues
Durante o percurso, os alunos deveriam recolher materiais recicláveis presente na escola, com o intuito de receber um envelope bônus contendo algumas figuras de sólidos geométricos para facilitar na descoberta da charada. A primeira equipe a concluir a primeira etapa – recolher os seis envelopes – direcionou-se para a sala e recebeu 7 pontos, enquanto a segunda equipe recebeu 6 pontos. A equipe que respondeu corretamente a charada recebeu 3 pontos, que foram somados aos pontos da primeira etapa e determinaram a equipe campeã da gincana.

Venha saber mais detalhes sobre como aconteceu esta atividade! Confira o vídeo abaixo:

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››