No mês de Junho, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram aplicação da oficina sobre o Soma Zero com alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio da Escola Dom José Tupinambá da Frota, escola em que os bolsistas são atuantes.
O jogo foi realizado com três equipes, cada uma com quatro participantes, onde todos os quatros foram adversários entre si. O material utilizado: 40 cartas numeradas de -20 a 20, o zero não pertence a esse intervalo. A regra do jogo foi aplicada da seguinte maneira: as cartas foram embaralhadas por um dos participantes, depois o mesmo distribuiu 9 cartas entre eles, restando 4 cartas. As mesmas foram colocadas sobre a mesa de face para baixo. Após esses processos, escolhe um participante para iniciar o jogo pegando uma carta das quais ficaram na mesa. Na sua vez, o jogador tenta somar zero, juntando uma das cartas de sua mão com uma ou mais da mesa. Se conseguir, retira para si o conjunto usado na jogada formando seu monte; caso contrário, deixa na mesa uma carta qualquer de sua mão. O jogo acaba quando terminarem as cartas ou quando não houver mais possibilidade de somar zero. Ganha quem tiver o maior número de cartas no monte ao final do jogo.
Essa metodologia representa uma nova ideia de ensinar matemática, onde o educador é o agente passivo na construção do conhecimento do aluno. O educando é o agente ativo na construção do conhecimento, ou seja, ele não receberá resultados “prontos”, mas sim, irá buscá-los e interpretá-los.
Foto: Heraldo de Lima |
Foto: Edson Sousa Ribeiro |
Foto: Maria Mailane Vieira |
0 comentários: