03 outubro 2017

Nos dias 30 de agosto e 06 de setembro de 2017, foi aplicado o jogo 2 Dados no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, localizado em Sobral, município do estado do Ceará por bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú atuantes na escola acima citada.

O jogo 2 dados, propõe 4 jogos diferentes, aplicados simultaneamente, todos baseados no lançamento de 2 dados comuns.
ü  Jogo do par ou ímpar aditivo: jogue os 2 dados. O primeiro jogador vence se a soma das 2 faces obtidas for par e o segundo se a soma for ímpar.
ü Jogo do par ou ímpar multiplicativo: jogue os 2 dados. O primeiro jogador vence se a multiplicação das 2 faces obtidas for par e o segundo se for ímpar.
ü  Jogo dos diferentes: jogue os 2 dados. O primeiro jogador vence se as faces forem diferentes e o segundo vence se forem iguais.
ü  Jogo do máximo: jogue os 2 dados. O primeiro jogador vence se a maior face obtida for 1, 2, 3 ou 4 e o segundo se a maior face for 5 ou 6.
O jogo foi aplicado com 14 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota nos dias 30 de agosto e 06 de setembro de 2017.

Foto: Mailane Silva
Inicialmente, pediu-se aos alunos para expor sua opinião sobre qual jogador teria mais chance de vencer em cada jogo. Em seguida, cada dupla realizou o lançamento dos dois dados 30 vezes e registrou em uma tabela os valores e os ganhadores de cada jogo. Após a realização do jogo, pediu-se aos alunos para sintetizar e analisar os resultados obtidos, além de compará-los com os de outras duplas.
Foto: Mailane Silva
Com essa aplicação, foi possível introduzir os conceitos de probabilidade de modo mais atrativo, e os estudantes puderam empiricamente perceber a construção dos conceitos iniciais de probabilidade durante a realização do jogo e na análise das chances de vitória dos jogares em cada um dos quatro jogos. Foi possível ainda, introduzir um pouco da história do conteúdo, apresentando as primeiras manifestações da probabilidade que se deram por meio de jogos de dados, mais precisamente o Tali (jogo do osso) que era praticado com astrágalos.

Assim, é possível mostrar que a matemática não precisa ser abordada de maneira repetitiva e que o conhecimento pode ser construído com o auxílio do professor, e não apenas apresentado como um saber pronto e acabado. Além disso, possibilita aos alunos desenvolver estratégias para a resolução de problemas, úteis também em situações cotidianas, além de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e uma maior interação entre os mesmos, o que pode vir a melhorar o rendimento dos alunos.

Vídeo da aplicação

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