Durante o mês de outubro, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual Vale do Acaraú atuantes no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota aplicaram, nos turnos matutino e vespertino, a Oficina Gincana Geométrica com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio.
A Gincana é trabalhada de forma cooperativa para que a equipe exponha suas estratégias para a solução de problemas. O intuito é estimular o aluno a desenvolver seu raciocínio lógico diante de problemas geométricos, além de incentivar os mesmos a serem construtores do seu próprio conhecimento e pensamento crítico.
Foto: Mailane Silva |
Foto: Mailane Silva |
A gincana, composta por 20 fichas com perguntas sobre Geometria que estavam distribuídas sobre uma mesa, foi realizada em dois grupos e pediu-se que cada equipe elegesse um representante para vir à frente. Os representantes, um por rodada, tiveram que escolher uma ficha e a mesma seria resolvida pelas equipes, limitando-se ao tempo de três minutos.
Caso calculassem corretamente e mais rápido, receberiam uma forma geométrica contendo a pontuação. Caso estivesse errada a equipe oponente teria a oportunidade de respondê-la, no entanto com pontuação menor, e assim sucessivamente até chegar a 6ª chance de respondê-la. A pontuação, por ordem de resposta correta, deu-se da seguinte forma:
1ª Resposta correta - Recebe um retângulo rosa que vale 30 pontos.
2ª Resposta correta - Recebe um retângulo bege que vale 20 pontos.
3ª Resposta correta - Recebe um quadrado rosa que vale 15 pontos.
4ª Resposta correta - Recebe um retângulo amarelo que vale 10 pontos.
5ª Resposta correta - Recebe um retângulo azul que vale 5 pontos.
O grupo que não conseguir responder corretamente receberá um quadrado branco, onde seriam descontados cinco pontos a cada posse dessa forma neste mesmo tom de cor.
Ao término das 20 perguntas respondidas pelas equipes, será feita a contagem de pontuações e determinada a equipe vencedora. Após a aplicação, foi realizada uma análise dos acertos e erros dos alunos e a premiação dos que obtiverem o melhor desempenho como forma de incentivo.
Foto: Bruna Rodrigues |
Aplicações como essa se diferem da rotina de sala de aula e colaboram na motivação dos alunos uma vez que permite que a matemática seja apresenta de forma mais atrativa. Acredita-se que com essa aplicação foi possível ampliar os conhecimentos dos estudantes a respeito do assunto estudado onde os mesmos sejam capazes de solucionar eventuais problemas relacionados a geometria nas mais diversas situações sejam na escola ou no seu dia a dia.
0 comentários: