Nos dia 14 e 21 de novembro os bolsista do subprojeto matemática PIBID/UVA realizaram uma oficina com o jogo Face a Face
Poliédrica com o objetivo de Obter conhecimento sobre a geometria espacial,
com foco na composição e identificação de formas e sólidos geométricos.
A Oficina foi desenvolvida no Colégio Dom José Tupinambá da Frota,
localizado em Sobral. A atividade foi realizada
da seguinte forma:
Cada jogador recebe um conjunto de cartas com nomes de poliedros que
ficam sobre as mesas voltadas para cima à frente de cada jogador, e as cartas
propriedades são embaralhadas e colocadas no centro das mesas voltadas para
baixo. O cartaz é colocado de modo que os jogadores possam vê-lo durante o
jogo. Os jogadores escolhem um poliedro do cartaz, sem que seu oponente saiba
qual é, e registram o nome do poliedro escolhido. O objetivo de cada jogador é descobrir o poliedro de seu oponente.
Decide-se quem começa e, a partir daí, os participantes ou as duplas
jogam alternadamente. Na sua vez, o jogador retira uma carta do baralho de propriedades e pergunta a seu oponente se o poliedro escolhido por ele tem aquela propriedade.
O oponente deve responder apenas sim ou não. O jogador deverá excluir os poliedros
que não lhe interessam. Por exemplo, se a carta retirada contiver “Algumas
faces” e a resposta for sim, ficam excluídos todos os poliedros que não contêm
nenhuma face triangular; porém, se a resposta for não, significa que o poliedro
escondido não tem faces triangulares, o que exclui todas as pirâmides, o
octaedro e os primas de base triangular.
O outro jogador procede do mesmo modo.
Foto: Bruna Rodrigues |
Foto: Bruna Rodrigues |
Possibilitar a construção
gradativa de conceitos geométricos, pois permite através da atividade
concretizar diversas situações que servem como ponto de partida para exploração
do conhecimento das formas geométricas, sendo um exercício rico para o
desenvolvimento do raciocínio lógico do participante. Desta forma, bolsistas
atuantes na escola já mencionada, desenvolveram está oficina como forma de
ensino e aprendizado a Geometria Espacial.
0 comentários: