09 dezembro 2017

Aplicação do Projeto "A Matemática do Corpo Humano"

Após a realização do planejamento como foi citado em uma postagem anterior, foi realizada a aplicação do projeto com os alunos. O projeto foi desenvolvido com 48 alunos  do 3º ano da escola em que os bolsistas são atuantes, no turno matutino. Estes foram divididos em quatro grupos para facilitar a aplicação que foi  aplicada no decorrer de três encontros ocorridos no mês de Dezembro de 2017.
Foto: Mailane Silva
No primeiro momento, formaram-se dois grupos de alunos e para estes foram apresentadas as propostas do projeto e como seriam realizadas. Em seguida, deu-se início a conscientização sobre os cuidados relacionados à saúde que eles deveriam ter, e deste modo o fator que iria envolver a matemática neste assunto. Fator este que seria a estatística aplicada por meio da coleta dos dados necessários para os cálculos de Índice de Massa Corporal e do Índice de Adiposidade Corporal. Após isso, cada grupo recebeu o material necessário para realizar as medições e os cálculos dos índices mediados pelos bolsistas a todo instante. Este momento finalizou quando cada aluno obteve o seu resultado, tomando consciência de que seria ou não necessário adquirir mais cuidados consigo. No segundo momento aconteceu a repetição do primeiro, no entanto com grupos de alunos diferentes, pois assim tornaria a amostra de dados diversificada.

Foto: Professora Jacqueline
Foto: Professora Jacqueline
Foto: Bruna Rodrigues
O terceiro e último momento foi possível concluir por meio de conscientização dos alunos com uma palestra ministrada por alunas do curso de enfermagem da UVA. Após a palestra as mesmas realizaram ainda a aferição da pressão, enquanto que os bolsistas obtinham coleta dos dados necessários para a realização dos cálculos do IMC e IAC dos demais alunos e funcionários que não participaram da amostra. Além de haver esta intervenção, foram colados cartazes nas paredes do pátio da escola com dicas de melhorias na saúde.

Foi uma atividade proveitosa e de notável participação e colaboração dos alunos. No link abaixo você pode assistir ao vídeo que é composto por fotos produzidas no decorrer deste projeto.


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››