05 setembro 2016

Jogo da Velha Com Radiciação


No dia 31 de agosto de 2016 o bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes na E.E.M. Dom José Tupinambá da Frota em Sobral - CE, aplicou-se uma oficina intitulada "jogo da velha da radiciação".


Foto: Lourenço Cordeiro 
O momento ocorreu com alguns alunos do 1º ano D, e os alunos revisaram com o bolsista os critérios de raízes quadradas e cubicas para então começar o jogo da velha da radiciação.

Foto: Lourenço Cordeiro 

A oficina funcionou exatamente igual ao Jogo da Velha normal... só que a invés de colocar "xis" e "círculo", o jogador teria que colocar as fichas que correspondem à raiz quadrada, ou seja, ele tem nas peças a raiz quadrada e na malha do tabuleiro os resultados de raiz quadrada. Na segunda etapa eles trabalharão com raiz cubica onde tiveram um pouco de dificuldade mas eles utilizando o caderno e lápis, fizeram as anotações necessárias para efetuar as contas de radiciação. Cada jogador tem exatamente as mesmas chances de jogar em todas as posições, mas ele vai definir onde jogar de acordo com suas estratégias. Mas não pode marcar a posição com a peça errada.
Foto: Lourenço Cordeiro 
Esse jogo ajudará a fixar as propriedades de radiciação, além de mostrar como a matemática pode ser divertida ao despertar a curiosidade do aluno. O jogo também melhora as relações dos alunos entre si e entre o professor.


Foto: Lourenço Cordeiro
O jogo foi bem proveitoso, os alunos gostaram e se divertiram enquanto montavam estratégias para vencer seus colegas, eles se saíam bem nas radiciações, quando geralmente eles encontram algumas dificuldades para realizá-la em atividades sala de aula.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››