29 abril 2016

Reunião Mensal
Na tarde desta quinta feira dia 28 de abril de 2016, ocorreu no bloco da matemática, mais especificamente no LEMA ( Laboratório de Ensino em Matemática) mais uma reunião do subprojeto matemática do PIBID/UVA. Na ocasião o coordenador não pôde estar presente pois este estava no mesmo momento de outra reunião sobre o rumo e já esperado fim desse projeto, e alguns ajustes para a formulação de um novo projeto, com claro, algumas mudanças do que é atualmente o PIBID. A reunião foi ministrada pelas supervisoras Roniele (Monsenhor Linhares) e Sílvia (Ribeiro Ramos). A reunião se iniciou com uma pequena da professora Sílvia.

Foto: Germano Raran
Depois a professora Roniele deu prosseguimento, falando sobre diversos assuntos, sendo o primeiro deles a situação do atual PIBID, e as novas reformulações. E também sobre uma formação em língua que todos que fazem parte do PIBID deverão participar. 
Foto: Germano Raran
Logo depois se iniciou a socialização de todas as escolas, que é um momento onde cada escola conta aos demais, que atividades desenvolveu durante todo o mês. A primeira escola a se pronunciar foi a do Ribeiro Ramos, seguida de Sinhá Sabóia, Dom José e Monsenhor Linhares. 

Foto: Germano Raran
Foi discutido sobre o dia da matemática e ações que serão feitas na sexta feira próxima no campus CIDAO, já que as escolas estaduais estão em greve e ficou inviável fazer algo nas escolas. E por fim, foi abordado o assunto sobre a II OPMAT, que será ministrada pelos bolsistas que fazem parte da escola Dom José Tumpinambá da Frota.
Foto: Germano Raran

Foto:Germano Raran
Ciclo de Refelxões "O Impacto das Olimpiadas de Matemática na Educação Brasileira".
Na manhã do dia 28 de Abril, aconteceu no bloco da Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), um momento conduzido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) atuantes na E.E.E.P. Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, com o tema  "O Impacto das Olimpíadas de Matemática na Educação Brasileira".

Foto: Karol Freitas
O evento era aberto à todos os alunos universitário de Licenciatura em Matemática. Neste, os ministrantes expuseram informações sobre as Olimpíadas e sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP).

Foto: Karol Freitas

Foto: Karol Freitas

Foto: Karol Freitas

No decorrer da apresentação houve a participação da plateia que argumentava sobre os assuntos expostos e isso enriqueceu grandemente o momento. Tendo em vista que ouvir a opinião de várias pessoas sobre o mesmo assunto, fortifica a opinião individual.

Foto: Karol Freitas
Enfim, parabéns a equipe que fez um ótimo trabalho, dominaram tudo o que falaram, e com certeza contribuíram para o desenvolvimento dos ouvintes neste assunto.

27 abril 2016

Aplicação da oficina "Fatorando".
Nos dias 15 e 20 de abril de 2016 os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes na E.E.M. Dom José Tupinambá da Frota em Sobral - CE, aplicaram uma oficina intitulada "Fatorando".
O momento ocorreu com alunos do 1º ano E, no qual revisaram com os bolsistas os critérios de divisibilidade para então começar o jogo Fatorando.
Como o próprio nome já insinua, este é um jogo de fatoração, no qual há um tabuleiro com casas ligadas por três retas cada.


O jogo acontece com 2 participantes por vez, cada um retira uma carta com um número, inicialmente de nível fácil. O objetivo do jogo é fatorar o número até o fim, quem conseguir primeiro é o ganhador. Eles decidem quem começa e joga o dado, o número que sair no dado é o número de casas que o jogador poderá avançar seguindo sempre o sentido das retas. Em cada casa do tabuleiro há um número que o jogador deverá verificar se é dividendo do número retirado inicialmente usando os critérios de divisibilidade. 
Se a divisão for exata, então foi-se um passo da fatoração, o participante joga novamente, mas dessa vez deverá encontrar o número que seja dividendo pelo resultado obtido a partir da fatoração.


Quando o jogador encontra o número que permita a fatoração este número é retirado do tabuleiro e ele joga novamente, quando não encontra ele vira o número novamente e passa a vez para o oponente.

O jogo foi muito aprovado pelos alunos que se saíam bem nas divisões, quando geralmente eles encontram muita dificuldade para realizá-la.
Confecção do material da oficina "Fatorando"

Na manhã de quarta feira do dia 6 de abril de 2016, os bolsistas do subprojeto de matemática se reuniram na escola parceira Dom José Tupinambá da Frota, para dar início a confecção do material que será utilizado na oficina do mês de abril, seguindo o roteiro do nosso plano quadrimestral. A confecção se deu em dois dias. A nossa oficina se chama Fatorando, e os materiais utilizados foram: 
 - Folha de Isopor 
 - Cartolina
 - Cola
 - Lápis 
 - Régua 
 - Pinceis 
 - Papel Duplex   
 - E.V.A
 - Tesoura
No primeiro dia foi confeccionado o tabuleiro e todas as peças que no caso são as bolinhas com números que ficarão em cima do tabuleiro. 

Foto: Professora do Colégio

Foto:Professora do Colégio

Foto: Germano Raran

Foto: Germano Raran

Foto: Professora do Colégio
Já no segundo dia que foi numa sexta dia 15 de abril de 2016, ocorreu a finalização do material para a oficina, sendo feito as cartas retangulares com os números que serão fatorados, sendo eles separados por cor e por nível, Fácil, Médio e Difícil, e por fim a borda do nosso tabuleiro. 
Foto: Germano Raran





21 abril 2016

Reunião Mensal


Na manhã do dia 31 de março ocorreu a reunião mensal entre os bolsistas do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual Vale do Acaraú, sendo esta um pouco diferente as demais, já que os supervisores Fernando (Dom José) e Liduina (Sinhá Saboia) estavam à frente da reunião.

 Foto: Raran Silva
 
Como de costume, foram discutidas as atividades realizadas, no decorrer do mês, pelos bolsistas na escola onde atuam. O principal foco foi o material inédito desenvolvido pelos mesmos, a aplicação e os resultados obtidos.
                                                                         Foto: Raran Silva
                                                                 Foto: Raran Silva
                                                                  Foto: Raran Silva

                                                                   Foto: Raran Silva

Também foi abordado sobre o dia da matemática que será realizado no dia 6 de maio, uma forma diferente dos demais anos, pois traz alunos das escolas onde os bolsistas realizam suas atividades para conhecerem o campus (CIDAO) onde está contido o bloco da matemática (UVA).
                                                                      Foto: Raran Silva


                                                                     
Foto: Raran Silva


09 abril 2016

3ª Etapa do Material Didático - Oficina com "Biscamat"
Nos dias 16 e 30 de março de 2016 os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)/ Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota realizaram uma oficina com alunos da referida escola.

Nesta oficina foi trabalhado com o jogo denominado "Biscamat" que foi uma adaptação realizada pelos próprios bolsistas. Esse jogo envolvia assuntos como conjuntos numéricos e raciocínio lógico, sendo muito fácil de jogar e de baixo custo (como os materiais são simples e acessíveis, os próprios bolsistas confeccionaram).

REGRAS DO JOGO

  • O jogo é composto por 32 cartas, distribuídas por 4 naipes diferentes .Sendo 8 cartas para cada naipe;
  • Os4naipesexistentessãorepresentadospelosconjuntosdonúmeros.Sendoelesos:Naturais,Inteiros,Racionais e Irracionais;
  • Cada carta tem uma pontuação específica, que é representada pelo número que está presente na carta. Podendo conter nela uma operação a ser feita;
  • O Biscamat é jogado por 4 pessoas, separadas em duplas;
  • O baralho é traçado e se divide as 32 cartas para as 4 pessoas;
  • Para saber quem inicia o jogo, é feito um par ou ímpar, quem perder inicia o jogo;
  • O jogador que for iniciar o jogo deverá jogar uma carta por jogada, e assim segue para os demais jogadores;
  • Se o jogador iniciar comum determinado naipe, todos os outros jogadores devem jogar uma carta como mesmo naipe. Caso não tenha, poderá jogar qualquer outra carta, mas esta nunca ganhará na rodada, pois não é da mesma do naipe inicial;
  • A cada jogada, quem tiver colocado em jogo a carta com a pontuação mais alta ganha as 4 cartas que estão na mesa, e esse iniciará novamente a próxima jogada. Assim segue até que todas as 32 cartas tenham sido jogadas;
  • Ganha a dupla que obtiver mais pontos ao fim de todas as cartas terem sido jogadas.

No dia 16, a oficina foi realizada com alunos do 2º ano "F ", como era um dia anormal na escola devido a paralisação por parte de alguns professores, foi realizada com alguns alunos que estava presentes, já que muitos tinham faltado.
Bolsistas explicando as regras do jogo
Foto: Jéssica Oliveira
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Jéssica Oliveira
Bolsista Germano Raran explicando as regras do jogoFoto: Jéssica Oliveira
Alunos jogandoFoto: Jéssica Oliveira
Alunos jogandoFoto: Jéssica Oliveira
Já no dia 30 foi a vez dos alunos do 1º ano "C", onde foram retirados 6 alunos, enquanto duas duplas jogavam fica outra observando, quando finalizou o jogo, a dupla que fez menos pontos saiu e iniciou-se outra jogada com demais duplas.
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsista Germano Raran explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Alunos jogando
Foto: Karol Freitas
Alunos contando os pontos ao final do jogo
Foto: Karol Freitas
As duas experiências foram bem legais, os alunos foram bem receptivos e participativos.
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››