31 dezembro 2014

ATIVIDADE COM O JOGO “RACIOCINANDO LEGAL” PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

No dia 11 de dezembro de 2014 o bolsista Francisco Edgley Araújo apresentou na IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática/SEPMAT - UECE em Fortaleza - CE o trabalho intitulado "ATIVIDADE COM O JOGO “RACIOCINANDO LEGAL” PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS" em forma de pôster eletrônico.
Credenciamento na IV SEPMAT
O trabalho foi pensado e  planejado pelo bolsista Francisco Edgley sendo executado no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota em Sobral-CE, no periodo de 3 a 28 de Outubro de 2014 com alunos do 1º ano do ensino médio e tem como objetivo orientar os alunos de que na resolução de uma operação matemática, há casos em que tem-se mais de uma forma de resolução possível. Também buscou-se determinar os elementos que favorecem a aprendizagem matemática através do uso de jogos além de incentivar os discentes a raciocinarem para a busca de soluções. Enquanto que esta atividade contribui para uma formação mais ampla no futuro profissional do bolsista. 

A atividade aconteceu nas seguintes etapas: A primeira etapa foi uma introdução, onde fora explicado como iria se desenvolver o encontro e os conceitos que seriam abordados. Também, houve uma apresentação básica do jogo. A segunda etapa consistiu em explicar as regras básicas, especificamente as operações que poderiam ser utilizadas no decorrer do jogo. Na terceira etapa, com a realização de partidas, um contra um, eles iam adquirindo mais conhecimento do objetivo do jogo, sendo que varias operações foram utilizadas, a saber, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Alunos praticando matemática através de jogo

Alunas praticando matemática através de jogo

Durante o jogo foi notado o interesse e o entusiasmo dos alunos ao verem como esses conceitos podem ser compreendidos facilmente quando se usa outra metodologia. Como o trabalho se desenvolveu com alunos, à medida que iam crescendo o número de partidas, eles iam melhorando a habilidade de responder com mais rapidez e utilizando todas as operações fundamentais. Isso ajuda bastante o rápido raciocínio do aluno em sala de aula. Apesar do pouco tempo da atividade, os alunos se mostraram satisfeitos por terem participado.

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

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