09 abril 2016

3ª Etapa do Material Didático - Oficina com "Biscamat"

Nos dias 16 e 30 de março de 2016 os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)/ Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota realizaram uma oficina com alunos da referida escola.

Nesta oficina foi trabalhado com o jogo denominado "Biscamat" que foi uma adaptação realizada pelos próprios bolsistas. Esse jogo envolvia assuntos como conjuntos numéricos e raciocínio lógico, sendo muito fácil de jogar e de baixo custo (como os materiais são simples e acessíveis, os próprios bolsistas confeccionaram).

REGRAS DO JOGO

  • O jogo é composto por 32 cartas, distribuídas por 4 naipes diferentes .Sendo 8 cartas para cada naipe;
  • Os4naipesexistentessãorepresentadospelosconjuntosdonúmeros.Sendoelesos:Naturais,Inteiros,Racionais e Irracionais;
  • Cada carta tem uma pontuação específica, que é representada pelo número que está presente na carta. Podendo conter nela uma operação a ser feita;
  • O Biscamat é jogado por 4 pessoas, separadas em duplas;
  • O baralho é traçado e se divide as 32 cartas para as 4 pessoas;
  • Para saber quem inicia o jogo, é feito um par ou ímpar, quem perder inicia o jogo;
  • O jogador que for iniciar o jogo deverá jogar uma carta por jogada, e assim segue para os demais jogadores;
  • Se o jogador iniciar comum determinado naipe, todos os outros jogadores devem jogar uma carta como mesmo naipe. Caso não tenha, poderá jogar qualquer outra carta, mas esta nunca ganhará na rodada, pois não é da mesma do naipe inicial;
  • A cada jogada, quem tiver colocado em jogo a carta com a pontuação mais alta ganha as 4 cartas que estão na mesa, e esse iniciará novamente a próxima jogada. Assim segue até que todas as 32 cartas tenham sido jogadas;
  • Ganha a dupla que obtiver mais pontos ao fim de todas as cartas terem sido jogadas.

No dia 16, a oficina foi realizada com alunos do 2º ano "F ", como era um dia anormal na escola devido a paralisação por parte de alguns professores, foi realizada com alguns alunos que estava presentes, já que muitos tinham faltado.
Bolsistas explicando as regras do jogo
Foto: Jéssica Oliveira
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Jéssica Oliveira
Bolsista Germano Raran explicando as regras do jogoFoto: Jéssica Oliveira
Alunos jogandoFoto: Jéssica Oliveira
Alunos jogandoFoto: Jéssica Oliveira
Já no dia 30 foi a vez dos alunos do 1º ano "C", onde foram retirados 6 alunos, enquanto duas duplas jogavam fica outra observando, quando finalizou o jogo, a dupla que fez menos pontos saiu e iniciou-se outra jogada com demais duplas.
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsista Germano Raran explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Bolsistas explicando as regras do jogoFoto: Karol Freitas
Alunos jogando
Foto: Karol Freitas
Alunos contando os pontos ao final do jogo
Foto: Karol Freitas
As duas experiências foram bem legais, os alunos foram bem receptivos e participativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário