30 setembro 2016

Aplicação da oficina Ensinando Probabilidade Explorando as Loterias


A oficina Ensinando Probabilidade Explorando as Loterias foi aplicada em dois encontros com dois grupos diferentes de alunos, os quais estão cursando o segundo ano do colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, escola atendida pelo PIBID, no turno vespertino nas turmas “G” e “H”.



Os encontros foram realizados na tarde do dia 26 de agosto de 2016 das 14:00 hs às 15:30 hs e das 15:45 hs às 17:20 hs. Os alunos eram retirados de sala e transferidos para uma sala que não é utilizada no período da tarde. O primeiro e o segundo grupo, participantes da oficina, possuíam 10 e 8 alunos respectivamente.

A oficina tratava-se da realização de um simulado jogo de loteria, onde os alunos deveriam calcular a probabilidade de eles haverem ganhado de acordo com o jogo feito, que foi marcando 15 dezenas o qual em um jogo normal equivaleria a R$ 17.517,50.
Após isto os alunos comparando as chances de ganhar em um jogo de aposta com 6 e 15 dezenas, saberiam se o valor cobrado pelas loterias nas apostas era justo.
Apesar de um dos grupos possuir alunos que não conseguiam multiplicar e dividir números fracionários e, ter sido necessário uma pequena revisão os alunos obtiveram exito em seus cálculos. 


2 comentários:

  1. A oficina foi aplicada da mesma forma duas vezes, é isso? Quantos alunos em cada grupo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, a oficina foi aplicada da mesma forma duas vezes para poder abranger um maior número de alunos, o primeiro grupo possuia 10 alunos e o segundo 8.

      Excluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››