29 setembro 2016

Oficina "Produção do Mini Laboratório de Ensino de Matemática"


       Aconteceu nas tardes dos dias 16 e 27 de setembro de 2016, uma sexta e terça-feira respectivamente, a aplicação da oficina "Produção do Mini Laboratório de Ensino de Matemática" elaborada pelo bolsista Germano Raran. Logo a oficina teve dois encontros. O primeiro encontro no dia 16, abrangeu 30 alunos, sendo 10 alunos do 1º ano, 10 alunos do 2º ano e 10 alunos do 3º ano, onde os mesmo deveriam responder a um questionário sobre o laboratório de matemática, se já visitaram, o que entendiam sobre ele e outros pontos. Para termos uma melhor amostragem foi aplicado o questionário com 5 alunos de uma determinada turma de 1º e os outros 5 de outra turma e assim com as demais séries.
Foto: Iara Tudes

Foto: Iara Tudes 

             O segundo encontro aconteceu no dia 27 de setembro e foi dividido em duas partes. Na primeira foi falado sobre a importância do LEM e também sobre a dificuldade de se criar um ambiente desse porte, que vai além de apenas a falta de espaço. Já na segunda parte foi criado o nosso Laboratório. Então a ideia foi criar um Mini laboratório de Ensino de Matemática, onde este se tornou uma espécie de armário confeccionado por caixas coladas umas nas outras para formar as prateleiras onde ficaram expostos os materiais, como jogos, dvd’s com vídeos didáticos e oficinas já realizadas pelos bolsistas, com um papel com todas as instruções, caso algum professor ou aluno queira usar aquele material. O Laboratório foi revestido com papel madeira, fitas, e.v.a, tem portas e os pés feitos com latas de leite ninho.


Foto: Jéssica Oliveira

Foto: Germano Raran

Foto: Germano Raran

Foto: Germano Raran

Foto: Karoline Freitas

Foto: Karoline Freitas

               Já no segundo encontro observou-se entre os alunos que todos acharam importante a criação desse mini laboratório e ficaram se perguntando por que não existia esse ambiente no colégio no qual estão estudando. Todos se empenharam bastante para terminar e estavam até orgulhosos por terem ajudado e serem os alunos a ter criado algo importante para a escola. 




Um comentário:

  1. Houve algum momento para uso do MiniLab por parte de estudantes que não participaram de sua confecção? Seria legal uma lista do material que está no MiniLab.

    ResponderExcluir