30 maio 2017

Oficina: Jogo Corrida ao 10

Nas manhãs do dia 02 e 30 de Maio de 2017, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram a aplicação da Oficina sobre o jogo nomeado Corrida ao 10.

Foto: Bruna Rodrigues
Joga-se da seguinte forma: 
Dois jogadores deverão pegar uma folha qualquer e desenhar uma pequena tabela com duas colunas, e no início de cada coluna deverão colocar os seus respectivos nomes. Feito isso, deverão decidir quem será o primeiro a iniciar, pode ser por par-ou-ímpar ou por outra forma. O primeiro jogador escreve o número 1 ou 2 do seu lado da tabela. O segundo deve pegar o número anterior, somar mentalmente 1 ou 2 a ele e escrever o resultado na sua parte da tabela, e assim segue, sempre somando 1 ou 2 ao anterior e escrevendo em sua coluna até a soma chegar ao dez. Ganha aquele que conseguir escrever o número dez primeiro."

Foto: Bruna Rodrigues
Como o jogo foi desenvolvido com rapidez pelos alunos, os bolsistas aplicaram também a corrida ao número 30 e o inverso, ou seja, iniciando o jogo do 30, subtrair de 1 ou 2 até chegar ao 0. Lembrando que cada adversário das duplas teriam que fazer jogadas diversificadas.

Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
A realização foi satisfatória. Pôde ser notável a participação dos alunos, pois demonstraram destreza na realização de todas as etapas do jogo.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››