05 maio 2017

Oficina: Jogo Trilhas do Inteiros

Nas manhãs do dia 25 de Abril e 02 de Maio de 2017, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram a aplicação da Oficina sobre o jogo nomeado Trilha dos Números Inteiros. O jogo consiste em estimular o conhecimento sobre as 4 operações básicas e conceitos da matemática. Ele é composto por 1 tabuleiro, 1 dado, 2 marcadores, cartões de 3 cores diferentes e é recomendável que por cada tabuleiro sejam jogados por 4 alunos, formando 2 duplas.

Tabuleiro do Jogo Trilha dos Inteiros. Foto: Bruna Rodrigues.
De início, fica a critério dos alunos escolher qual dupla começa a jogar e qual marcador escolher. Após a escolha feita, a dupla joga o dado e de acordo com a numeração que o dado mostrar, será a quantidade de casas que ela irá mover o seu marcador no tabuleiro. Cada casa do tabuleiro é representada por uma cor e cada cor é relacionada a uma carta. Por exemplo, se ao jogar o dado sair o número 5, o aluno teve que andar 5 casas com o seu marcador e a casa em que parou foi branca, então ele teve que responder a questão da carta em que correspondia a cor branca.

Alunos do 1° ano resolvendo questões do jogo. Foto: Bruna Rodrigues.

Alunos do 2° ano resolvendo questões do jogo. Foto: Bruna Rodrigues.

Alunos do 2° ano resolvendo questões do jogo. Foto: Bruna Rodrigues.
A aplicação aconteceu com alunos do 1° e 2° anos e obtiveram-se resultados satisfatórios. O empenho dos alunos e a competitividade foi bastante notável, fazendo com que tornasse a atividade proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário