22 julho 2017

Oficina Soma Zero

No mês de Junho, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram aplicação da oficina sobre o Soma Zero com alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio da Escola Dom José Tupinambá da Frota, escola em que os bolsistas são atuantes.

O jogo foi realizado com três equipes, cada uma com quatro participantes, onde todos os quatros foram adversários entre si. O material utilizado: 40 cartas numeradas de -20 a 20, o zero não pertence a esse intervalo. A regra do jogo foi aplicada da seguinte maneira: as cartas foram embaralhadas por um dos participantes, depois o mesmo distribuiu 9 cartas entre eles, restando 4 cartas. As mesmas foram colocadas sobre a mesa de face para baixo. Após esses processos, escolhe um participante para iniciar o jogo pegando uma carta das quais ficaram na mesa. Na sua vez, o jogador tenta somar zero, juntando uma das cartas de sua mão com uma ou mais da mesa. Se conseguir, retira para si o conjunto usado na jogada formando seu monte; caso contrário, deixa na mesa uma carta qualquer de sua mão. O jogo acaba quando terminarem as cartas ou quando não houver mais possibilidade de somar zero. Ganha quem tiver o maior número de cartas no monte ao final do jogo.

Essa metodologia representa uma nova ideia de ensinar matemática, onde o educador é o agente passivo na construção do conhecimento do aluno. O educando é o agente ativo na construção do conhecimento, ou seja, ele não receberá resultados “prontos”, mas sim, irá buscá-los e interpretá-los.

Foto: Heraldo de Lima
Foto: Edson Sousa Ribeiro
Foto: Maria Mailane Vieira
A utilização de jogos melhora a aprendizagem, principalmente na área de Matemática, essa utilização promoverá situações desafiadoras, elucidativas e construtivistas para o desenvolvimento da inteligência e habilidades dos educadores e educandos. A oficina possibilita uma aprendizagem sistemática de fácil compreensão, melhorando o desempenho nas atividades escolares, reduzindo ao máximo os problemas detectados na escola, especificamente na disciplina de Matemática.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››