30 agosto 2017

OPMAT - Agosto - Corrida Trigonométrica

Na tarde do dia 10 de Agosto de 2017, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e atuantes na Escola Dom José Tupinambá da Frota, ministraram uma oficina pedagógica de matemática (OPMAT).
A Oficina foi iniciada com uma breve introdução sobre o que é o jogo e a importância dos jogos na aprendizagem. E logo após foi realizado a explanação do jogo Trigonometrilha, em seguida sendo realizada a construção, a exposição das regras e a tão esperada prática do jogo.

Este é um jogo de percurso cujo objetivo é possibilitar aos alunos a utilização de relações simples das funções trigonométricas em arcos fundamentais, o cálculo aproximado de raízes quadradas, o calculo de valores aproximados e a realização de estimativas envolvendo relações trigonométricas.
Regras do jogo:
* As cartas são separadas de acordo com as indicações, embaralhadas e colocadas em cada monte no centro do tabuleiro com as faces voltadas para cima.
* Decide-se quem começa o jogo. Os marcadores são colocados na posição indicada PARTIDA.
* Em cada jogada, o jogador retira uma carta de um dos quatro montes á sua escolha; calcule o valor de x da casa onde se encontra seu marcados, substituindo α pelo valor da carta; anota o valor obtido para x (que deve ser conferido pelos demais jogadores). Essa carta não poderá mais ser utilizada nas jogadas seguintes.
* Cada jogador desloca seu marcador o número de casas correspondentes ao valor de x, consultando a tabela registrada no tabuleiro.
* Se o jogador errar o valor aproximado de x, perde a vez da jogadar.
* Vence o jogador que fizer, em primeiro lugar, uma volta completa no tabuleiro (passando novamente pela casa de partida).
* À medida que acabarem as cartas de cada monte, estas serão novamente embaralhadas e repostas no respectivo monte.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››